www.parrotsplace.com.br

Arara Juba

Espécie: Aratinga guarouba



Aratinga guarouba (Gmelin 1788)

Inglês: Golden Conure
Português: Arara Juba

Distribuição: Nordeste do Brasil, do Rio Xingu, leste do Pará até o noroeste do Maranhão.

Descrição: Sua plumagem em geral é amarela, as penas de vôo são verdes, o bico é cinza da cor de chifre com a base azulada, o círculo ao redor dos olhos é branco, sua íris é marrom e os pés da cor de carne.

Comprimento: 34 cm.

Hábitat: Floresta tropical úmida, especialmente ao longo de cursos d’água.

Status: Está em perigo de extinção principalmente por causa do extenso desmatamento e da caça ilegal para o comércio.

Hábitos: Normalmente vivem aos pares ou grupos pequenos fora da época reprodutiva. Preferem as copas das árvores. Freqüentemente voam rapidamente de uma árvore para outra. Usam extensivamente o bico para escalar os galhos das árvores. São sociáveis e barulhentas, seu chamado é estridente e audível ao longe. Freqüentemente estão juntos com outras espécies de papagaio quando estão se alimentando.

Características: A Guaruba ou Arara juba é uma das aves mais belas da família psittacidae. É considerada a ave símbolo do Brasil por causa de suas cores verde e amarelo. Quem já viu, jamais esquece. Embora seja chamada de arara, ela é na realidade uma aratinga. Vive brincando com toda a sorte de coisas, inclusive uma com as outras. Não há nenhuma subespécie, ela é única. São extremamente sociáveis e por incrível que pareça, quando criadas em cativeiro, se sentirem falta do dono ou de companhia, irão sofrer de stress, devendo-se sempre que possível colocar galhos, folhas ou brinquedos para que se distraiam, evitando-se assim o que nesta espécie é bem comum, o seu desejo em arrancar penas, proveniente do stress. Existem casos onde elas só ficam com as penas da cabeça, isto porque elas não conseguem chegar com o bico. Uma vez destruído o folículo da pena ela jamais nascerá novamente.

Dimorfismo: Não existe, só podem ser distinguidos pelo exame de DNA.

Dieta natural: Frutas, bagas, sementes e nozes.

Alimentação: Basicamente sementes (alpiste, girassol e aveia em pequenas quantidades, milho alvo de diversos tipos e etc.), porém é importante para uma alimentação balanceada que também comam verduras, legumes e frutas como: maçã, uva, figo, pêssego (a maçã em especial é de suma importância para a lubrificação do trato intestinal), gostam muito de milho verde e amendoim. Suplementos minerais regulares.

Período de reprodução: De Agosto a Dezembro.

Reprodução: É freqüentemente alcançado em cativeiro. Podem ser criados em colônia e existem vários relatos de sucesso na reprodução, mas é aconselhável que se coloque apenas um casal por viveiro, pois o controle e os resultados são melhores. Não gostam muito de que seus ninhos sejam inspecionados, chegando muitas das vezes a abandonar os filhotes. Alguns casais totalmente inexperientes poderão matar o seu primeiro filhote logo após a eclosão, ou não saberem alimentá-lo. Dê-lhes uma segunda chance, pois precisam de uma oportunidade para aprender. Só a fêmea choca, deixa o ninho apenas para se alimentar ou ser alimentada pelo macho em breves períodos na manhã e ao entardecer. Importante variar bastante a alimentação para que os filhotes tenham um bom crescimento.

Amadurecimento sexual: 05 a 06 anos.

Idade reprodutiva: Acredita-se que possa viver em cativeiro, com os devidos cuidados entre 40 e 50 anos e que consiga reproduzir até os 30 anos ou mais.

Quantidade de ovos: Postura de 02 a 03 ovos, que poderão estar infecundos ou os filhotes morrerem dentro do ovo, podem fazer até duas posturas por ano. Ovo mede 37.1 x 29.9 mm.

Ninhos: Na natureza fazem seus ninhos em buracos de árvores altas ou galhos grandes e costumam usar o mesmo ninho ano a ano. Já fora observado ninhos localizados em oco a uma altura de 6 m. Em cativeiro, verticais em “L” são os preferidos porque evita que os pais ao descer se joguem em cima dos filhotes. Deverão ser revestidos de chapa na entrada, nos cantos externos e algumas partes internas, para que elas não o destruam. É interessante que a boca do ninho seja protegida por uma folha de zinco. Assim como as quinas do ninho que o bico delas pode alcançar, por cantoneiras de ferro para evitar que elas o destruam. Além disso, deve-se pregar uma tela por dentro da boca até o fundo do ninho, para facilitar sua descida e subida. Havendo a possibilidade, os ninhos feitos de toco de árvore têm uma ainda melhor aceitação.


Tempo de incubação: 28 a 30 dias.

Temperatura de incubação: 37, 5º C.

Umidade: 60 a 65%.

Filhotes: Os filhotes são semelhantes aos adultos, mas com a plumagem esverdeada. A plumagem de adulto será atingida aos 20 meses. Se ficar muito frio não terá força para levantar a cabeça e conseqüentemente não conseguirá se alimentar e mesmo que a mãe tente aquecê-lo ele morrerá. Logo, é interessante que em lugares de clima frio se use serragem como forro para o ninho enquanto que para lugares de clima quente use-se areia. Saem do ninho após 09 a 10 semanas e depois levam um bom tempo ainda sendo alimentados pelos pais. Para que fique manso (pet), é preciso retirá-lo do ninho com 15 a 20 dias e tratá-lo na mão. Se destinados à reprodução é interessante que sejam apresentados a outros jovens da mesma espécie, pois se forem isolados por muito tempo do contato com sua própria espécie, podem simplesmente não reconhecê-los como par. O pássaro criado em cativeiro, de preferência manso, reproduz mais rápido do que o selvagem.

Viveiros: Proporcione lugares para que possam se esconder. Não existe um tamanho padrão de viveiro, mas para que voem bem e possam gastar suas energias o mínimo é de 1x1,2x2m, porém podem também ser criados em gaiolas. Os poleiros devem ser grossos para desgaste. Importante saber que os viveiros deverão ter tela galvanizada e fios arredondados para evitar que destruam as penas e 40 a 50% de área coberta, para proteger os ninhos e as aves, do frio, do sol e da chuva. Além disso, os viveiros devem estar em locais onde estejam protegidos de ventos frios por paredes, cercas vivas, quebra ventos e de forma a receber o sol da manhã.

Tamanho da anilha: 10 mm.

Fezes: Pastosas. Líquidas ou brancas pode significar algum tipo de doença.

Para acessar as subespecies você precisa estar logado
Se você ainda não é cadastrado conosco
clique aqui e cadastre-se.

Nenhum comentário: