www.parrotsplace.com.br

Caniceps

Espécie: Psittacula caniceps



Psittacula caniceps (Blyth 1846)

Inglês: Blyths Parakeet
Português: Caniceps

Distribuição: Pequena e Grande Nicobar, Montschall e Kondul, nas ilhas Nicobar.

Descrição: Sua plumagem em geral é verde, sua cabeça é cinza, a nuca e a parte de cima da cabeça são azuis claros, as bochechas e as penas que cobrem os ouvidos são amarelas claras, do queixo sai uma faixa larga preta que se estreita e termina próximo da nuca, possui uma outra faixa preta que vai de um canto interno do olho ao outro passando pela testa, as penas medianas da parte de cima do rabo são verdes ligeiramente acinzentadas e com as pontas amarelas, as penas laterais são verdes, o lado inferior é verde amarelado, a parte de baixo do bico é preta e a de cima vermelha, sua íris vermelha alaranjada e seus pés são cinzas.

Comprimento: 56 cm.

Hábitat: Florestas virgens de planícies, extremidades de florestas e mangues.

Status: Só são comuns em algumas localidades.

Hábitos: Andam aos pares ou grupos pequenos fora da época de criação, vivem no alto das árvores e nunca descem chão, preferem folhagens densas nos topos das árvores altas, raramente são vistos em galhos sem folhas, barulhento, seu vôo é rápido e reto, seu chamado é um grito forte e rouco.

Características: Este periquito asiático de elegantes proporções faz parte da família das psittaculas. Provavelmente só entrou uma única vez na Europa, mas é mantido em cativeiro por pessoas locais nas ilhas Nicobar.

Dimorfismo: As fêmeas diferem dos machos principalmente por terem o bico inteiramente preto, o azul da nuca e da parte de cima da cabeça são mais fortes e as penas medianas do rabo são notadamente mais curtas.

Dieta natural: Sementes, frutas (preferem Pandanus), flores, bagas e brotos.

Alimentação: Basicamente sementes (alpiste, girassol e aveia em pequenas quantidades, milho alvo de diversos tipos, etc...), porém é importante para uma alimentação balanceada que também comam verduras, legumes e frutas (maçã, kiwi, laranja, manga, pêra, figos, etc...), a maçã em especial é de suma importância para a lubrificação do trato intestinal, gostam muito de repolho, jiló e milho verde.

Período de reprodução: Desconhecido.

Reprodução: Desconhecida.

Amadurecimento sexual: Provavelmente 03 anos.

Idade reprodutiva: Acredita-se que possa viver em cativeiro, com os devidos cuidados entre 20 e 30 anos e que consiga reproduzir até os 15 anos ou mais.

Quantidade de ovos: Provavelmente postura de 03 a 05 ovos que podem estar infecundos ou os filhotes morrerem dentro do ovo. Ovo mede 38.2 x 25.6 mm.

Ninhos: É desconhecido a reprodução desta espécie em cativeiro, mas provavelmente o tipo de ninho deverá ser semelhante ao da Psittacula eupatria.



Tempo de incubação: Provavelmente 25 a 26 dias.

Temperatura de incubação: 37,5º C.

Umidade: Provavelmente 60 a 65%.

Filhotes: Provavelmente os filhotes se assemelham às fêmeas. Se ficar muito frio não terá força para levantar a cabeça e conseqüentemente não conseguirá se alimentar e mesmo que a mãe tente aquecê-lo ele morrerá. Logo, é interessante que em lugares de clima frio se use serragem como forro para o ninho enquanto que para lugares de clima quente use-se areia. Se destinados à reprodução é interessante que sejam apresentados a outros jovens da mesma espécie, pois se forem isolados por muito tempo do contato com sua própria espécie, podem simplesmente não reconhecê-los como par. O pássaro criado em cativeiro, de preferência manso, reproduz mais rápido do que o selvagem.

Viveiros: Assegure temperatura constante (quente) e que o mesmo seja bastante claro. Não existe um tamanho padrão de viveiro, mas para que voem bem e possam gastar suas energias o mínimo é de 1x1,2x2m, porém podem também ser criados em gaiolas. Os poleiros devem ser grossos para poderem ser desgastados. Importante saber que os viveiros deverão ter tela galvanizada e fios arredondados para evitar que destruam as penas e 40 a 50% de área coberta, para proteger os ninhos e as aves, do frio, do sol e da chuva. Além disso, os viveiros devem estar em locais onde estejam protegidos de ventos frios por paredes, cercas vivas, quebra ventos e de forma a receber o sol da manhã.

Tamanho da anilha: 07mm.

Fezes: Pastosas. Líquidas ou brancas pode significar algum tipo de doença.

Para acessar as subespecies você precisa estar logado
Se você ainda não é cadastrado conosco
clique aqui e cadastre-se.

Nenhum comentário: