www.parrotsplace.com.br

Loris Amabilis

Espécie: Lorius amabilis



Lorius amabilis (Stresemann 1931)

Inglês: Stresemanns Lory
Português: Loris Amabilis

Distribuição: Só é conhecido de um único espécime (fêmea), comprado por P. Otto Meyer em Nakanai no lado sul da Nova Inglaterra no Arquipélago de Bismarck.

Descrição: Sua plumagem em geral é vermelha, atrás da cabeça e da nuca é vermelho ligeiramente mais escuro, o abdômen e as coxas são azuis violeta com nuances esverdeados, as asas são verdes, a base exterior das penas primárias são azuis, o lado interno das asas tem uma faixa amarela, as regiões cobertas pelas asas são vermelhas, a região coberta pelo rabo é azul violeta com nuances esverdeados e manchas vermelhas claras, o círculo ao redor dos olhos é branco, sua íris é castanho avermelhada, os pés amarelos escuros e o bico laranja avermelhado.

Comprimento: 26 cm.
Nota: O Lorius Amabilis é quase certo não ser uma espécie separada. A cor da plumagem, os pés, o círculo ao redor dos olhos, assim como também o fato de que o suposto pássaro ter ocorrido na mesma área de distribuição do Lorius hypoinochrous, sugere uma aberração do passado.

Hábitat: Meyer informou que morou em uma floresta tropical ao pé de um vulcão.

Status: Extinto.

Hábitos: Desconhecido.

Características: Os loris pertencem à subfamília Loriinae, a qual faz parte da família dos Psitacídeos. Os loris compreendem 53 espécies dentro de aproximadamente 12 gêneros. O que difere e separa os loris dos demais papagaios é a sua forma de alimentação, assim como todo o aparato alimentar, como por exemplo, a língua, que quando estendida, transforma-se numa espécie de escova para coletar néctar. Possuir loris é ser um verdadeiro amante dos psitacídeos. São essencialmente aves de árvores e arbustos que dão flor, muito ativos, com cores exuberantes de sua plumagem e que quando voam mostram sob as asas umas cores ainda mais brilhantes, que é característica de muitas espécies. Personalidade, docilidade, comportamento irrequieto, porém sociável e extremamente curioso, proporcionarão uma infindável fonte de alegria e um prazer que desafia qualquer “moda”, pois eles possuem um fascínio que nunca se desvanece. Vê-los brincar é um verdadeiro deleite. Como grupo, estão entre as aves mais coloridas do mundo, talvez apenas se rivalizando com os faisões. Por possuírem uma plumagem excepcionalmente brilhante há necessidade de tomar muito banho de modo a mantê-la em ótimas condições. Criação em colônia nem sempre é aconselhável, exceto quando forem espécies de menor porte e em aviários bastante grandes. Com loris de maior porte seria meio caminho andado para um completo desastre, pois em tais circunstâncias, estes se transformariam em verdadeiros assassinos. Excetuando as Charmosinas os demais loris são capazes de suportar baixas temperaturas. Na natureza são em sua maioria nômades. Importante saber que eles possuem comportamento homossexual e não é porque dois loris estejam se acariciando ou dormindo juntos que podemos dizer que é um casal. Na maioria das vezes, precisaremos fazer a sexagem (laparoscopia ou DNA) para se ter certeza. Em quase todas as espécies os casais têm um laço muito forte, passando horas a arrumar as penas ou brincar um com outro. No poleiro estão sempre a se tocar mutuamente e ficam muito agitados se são separados mesmo que por breves momentos. São ligados mentalmente ao dono. Este fenômeno foi estudado em particular nos gansos pelo austríaco Konrad Lorenz.

Dimorfismo: Desconhecido.

Dieta natural: Provavelmente pólen, néctar, frutas, flores e insetos.

Alimentação: Desconhecido.

Período de reprodução: Desconhecido.

Reprodução: Desconhecido.

Amadurecimento sexual: Desconhecido.

Idade reprodutiva: Desconhecido.

Quantidade de ovos: Desconhecido.

Ninhos: Desconhecido.

Tempo de incubação: Desconhecido.

Temperatura de incubação: Provavelmente 37,5º C.

Umidade: Provavelmente 60 a 65%.

Filhotes: Desconhecido.

Viveiros: Desconhecido.

Tamanho da anilha: 08mm.

Fezes: Estão em uma fase entre líquidas e pastosas que esguicham a alguma distância e é esse um dos grandes motivos para não se tê-lo dentro de casa.

Para acessar as subespecies você precisa estar logado
Se você ainda não é cadastrado conosco
clique aqui e cadastre-se.

Nenhum comentário: