www.parrotsplace.com.br

Cacatua Lathami

Espécie: Calyptorhynchus lathami



Inglês: Glossy Cockatoo
Português: Cacatua Lathami

Distribuição: Austrália oriental desde o centro de Queensland até a Victoria oriental e também na Ilha Canguru.

Descrição: Geralmente tem a plumagem castanha. Sua cabeça, nuca, abdômen e o peito são marrons, tem as costas e as asas negras. As penas do rabo são pretas tendo nas laterais, penas que formam uma faixa vermelha larga, o anel ao redor do olho é negro, a íris é marrom escuro, pés cinza e bico preto acinzentado.

Comprimento: 48 cm.

Hábitat: Floresta densa de montanha, áreas semi-abertas com cobertura significativa de árvores, particularmente ao longo de cursos de água, floresta litoral e áreas cultivadas adjacentes.

Status: É normalmente rara, mas em algumas localidades é comum, seu declínio tem se acentuado em algumas áreas devido ao desmatamento.

Hábitos: Está intimamente ligada com as casuarinas, por se alimentar e criar nas mesmas, principalmente com filhotes mais velhos, fora do período de reprodução. Dificilmente é encontrada em pares ou grupos pequenos, normalmente em rebanhos de até 40 pássaros. Só desce ao solo para beber. Para se alimentar não é tão cautelosa e se for perturbada, o bando inteiro sai voando para a árvore mais próxima. Fazem apenas migrações locais, seu vôo é lento, com batidas de asas curtas e muito planeio, acompanhado por um grito contínuo, um chamado ofegante e prolongado.

Características: O nome cacatua vem do malaio, Kakatua, que significa papagaio grande, pois seu porte pode atingir de 30 a 70 cm de comprimento. A maior parte dessas espécies possui uma charmosa crista de tamanho, cor e forma específica, que é erguida ou abaixada quando a ave está excitada ou alarmada. Muito ativa imitadora da fala humana, capaz de acrobacias e de se afeiçoar às pessoas. Extremamente elegante e vistosa vem conquistando seu espaço como companheira de estimação. Por ser uma ave rara que pode falar, fazer truques como: andar de patins, pegar objetos e etc., seu preço não é nada em conta, podendo variar entre 3 e 35 mil reais dependendo da espécie. São monogâmicas e uma das coisas interessantes sobre essa magnífica ave é que batem com a pata em cima do ninho para dizer que ele lhes pertence. Cacatuas são de natureza agradável, porém bastante ruidosas, inicialmente são tímidas. São mais reservadas em viveiros grandes, mas logo se tornam confiantes. Muitos pássaros destroem partes de madeira regularmente em viveiros e telas de arame também, mas esta espécie não destroe madeira. Pode ser mantida com pássaros menores, pois não são agressivas.

Dimorfismo: Fêmea tem penas amarelas na cabeça e debaixo das asas, a faixa do rabo é amarela em lugar de vermelho como é o macho e o bico preto acinzentado.

Dieta natural: Especializada em sementes de casuarina, ocasionalmente também eucalipto e também insetos e larvas de madeira podre.

Alimentação: Algumas espécies se alimentam exclusivamente nas árvores e outras também no chão. São pássaros que possuem bico bem forte e geralmente pesado. Esta espécie de cacatua se alimenta de sementes de casuarina e eucalipto, insetos e suas larvas. Provavelmente não pode ser mantida fora da Austrália por causa da sua especialização em sementes de casuarina. Ela refuga todo outro tipo de comida. Só é vista em cativeiro no Jardim zoológico de Taronga em Sydney, onde tem que ser provida diariamente de galhos frescos com sementes.

Período de reprodução: Período que vai de março a agosto.

Reprodução: É raramente alcançada e só na Austrália. É essencial isolar o casal durante esse período e colocá-los em um viveiro grande e quieto é muito vantajoso. A fêmea quase nunca sai do ninho, o macho dorme fora. Quando é possível, é interessante que a medida em que a fêmea coloque os ovos, vá se retirando e trocando por ovos de plástico e assim que ela termine de botar o último ovo, retire-se os de plástico e coloque os de verdade, para que ela comece a chocá-los ao mesmo tempo, evitando-se assim que os filhotes nasçam em dias diferentes, o que seria muito ruim porque os que nascerem primeiro, muitas das vezes, não permitem que os mais novos se alimentem direito, vindo no final a falecer.

Amadurecimento sexual: 04 a 05 anos.

Idade reprodutiva: Acredita-se que uma cacatua pode viver em cativeiro, com os devidos cuidados entre 40 e 80 anos e que consiga reproduzir até os 50 anos ou mais.

Quantidade de ovos: Postura de 01 a 02 ovos normalmente, ocasionalmente podem estar infecundos ou os filhotes morrerem dentro do ovo, podem fazer duas posturas por ano. Ovo mede 44.3 x 33.7 mm.

Ninhos: Na natureza fazem seus ninhos em galhos grandes ou em árvores de casuarina mortas, as altas são as preferidas, normalmente se aninham em alturas entre 10 m e 20 m e o fundo do ninho é forrado com pedaços pequenos de madeira. Em cativeiro, verticais em “L” são os preferidos porque evita que os pais ao descer se joguem em cima dos filhotes. Deve-se pregar uma tela por dentro da boca até o fundo do ninho, para facilitar sua descida e subida. Havendo a possibilidade, os ninhos feitos de toco de árvore têm uma ainda melhor aceitação..



Tempo de incubação: 28 dias.

Filhotes: Os filhotes tem amarelo no abdômen e no peito, manchas amarelas na asa, mas nada de amarelo na cabeça, a faixa do rabo é igual ao da fêmea. Os machos atingem a plumagem de adulto no quarto ano. Normalmente nascem os 02, mas a mãe às vezes só alimenta 01 dos filhotes. Deve-se então retirar 01 do ninho e tratá-lo no bico. Só saem do ninho com 95 dias e depois levam ainda vários meses sendo alimentados pelos pais.

Viveiros: Ideal 8x3x2m. Por não destruírem madeira, os viveiros podem ser arborizados. Podem ser criadas em gaiolas de 1m/1,2m/3m, mas há necessidade de entretenimento, do contrário podem desenvolver vários vícios como o de gritar alto, destruir com o bico tudo ao seu redor e até arrancar as próprias penas. A solução é mantê-la ocupada com coisas para brincar e mastigar como: poleiros, brinquedos de madeira ou os importados próprios para ela, ossos de couro de boi para cães. Em viveiros grandes se sentem mais seguras e conseqüentemente a reprodução é melhor. Importante saber que os viveiros deverão ter tela galvanizada e fios arredondados para evitar que destruam as penas e 40 a 50% de área coberta, para proteger os ninhos e as aves, do frio, do sol e da chuva. Além disso, os viveiros devem estar em locais onde estejam protegidas de ventos frios por paredes, cercas vivas, quebra ventos de forma a receber o sol da manhã.

Tamanho da anilha:12 mm.

Fezes: Pastosas. Líquidas ou brancas significa doença.

Para acessar as subespecies você precisa estar logado
Se você ainda não é cadastrado conosco
clique aqui e cadastre-se.

Nenhum comentário: