www.parrotsplace.com.br

Loris Tibialis

Espécie: Lorius tibialis



Lorius tibialis (Sclater 1871)

Inglês: Blue-thighed Lory
Português: Loris Tibialis

Distribuição:Desconhecida. Sclater que descreveu a espécie, sugeriu que deve ter ocorrido nas Moluccas.

Descrição:Sua plumagem em geral é vermelha, a parte superior do peito tem uma faixa amarela, as coxas são azuis violeta, as asas são verdes, a dobra da asa é entremeada com azul, as regiões cobertas pelas asas são azuis violeta, tem uma faixa amarela larga no lado interno das asas, o rabo é vermelho com manchas pretas azuladas, o círculo ao redor dos olhos é amarelo claro, sua íris é laranja, os pés são marrons claros e o bico é laranja avermelhado.

Comprimento:28 cm.
Nota: Só é conhecido de um único espécime (fêmea), comprado vivo em 1867 em um mercado em Calcutta, vários autores consideram que o Loris Tibialis é uma variação de cor do Lorius domicellus, do qual a única diferença é a falta da coroa preta e as manchas pretas azuladas no rabo.

Hábitat:Meyer informou que morou em uma floresta tropical ao pé de um vulcão.

Status:Extinto.

Hábitos:Desconhecido.

Características:Os loris pertencem à subfamília Loriinae, a qual faz parte da família dos Psitacídeos. Os loris compreendem 53 espécies dentro de aproximadamente 12 gêneros. O que difere e separa os loris dos demais papagaios é a sua forma de alimentação, assim como todo o aparato alimentar, como por exemplo, a língua, que quando estendida, transforma-se numa espécie de escova para coletar néctar. Possuir loris é ser um verdadeiro amante dos psitacídeos. São essencialmente aves de árvores e arbustos que dão flor, muito ativos, com cores exuberantes de sua plumagem e que quando voam mostram sob as asas umas cores ainda mais brilhantes, que é característica de muitas espécies. Personalidade, docilidade, comportamento irrequieto, porém sociável e extremamente curioso, proporcionarão uma infindável fonte de alegria e um prazer que desafia qualquer “moda”, pois eles possuem um fascínio que nunca se desvanece. Vê-los brincar é um verdadeiro deleite. Como grupo, estão entre as aves mais coloridas do mundo, talvez apenas se rivalizando com os faisões. Por possuírem uma plumagem excepcionalmente brilhante há necessidade de tomar muito banho de modo a mantê-la em ótimas condições. Criação em colônia nem sempre é aconselhável, exceto quando forem espécies de menor porte e em aviários bastante grandes. Com loris de maior porte seria meio caminho andado para um completo desastre, pois em tais circunstâncias, estes se transformariam em verdadeiros assassinos. Excetuando as Charmosinas os demais loris são capazes de suportar baixas temperaturas. Na natureza são em sua maioria nômades. Importante saber que eles possuem comportamento homossexual e não é porque dois loris estejam se acariciando ou dormindo juntos que podemos dizer que é um casal. Na maioria das vezes, precisaremos fazer a sexagem (laparoscopia ou DNA) para se ter certeza. Em quase todas as espécies os casais têm um laço muito forte, passando horas a arrumar as penas ou brincar um com outro. No poleiro estão sempre a se tocar mutuamente e ficam muito agitados se são separados mesmo que por breves momentos. São ligados mentalmente ao dono. Este fenômeno foi estudado em particular nos gansos pelo austríaco Konrad Lorenz.

Dimorfismo:Desconhecido.

Dieta natural:Provavelmente pólen, néctar, frutas, flores e insetos.

Alimentação:Desconhecido.

Período de reprodução:Desconhecido.

Reprodução:Desconhecido.

Amadurecimento sexual:Desconhecido.

Idade reprodutiva:Desconhecido.

Quantidade de ovos:Desconhecido.

Ninhos:Desconhecido.

Tempo de incubação:Desconhecido.

Temperatura de incubação:Provavelmente 37,5º C.

Umidade:Provavelmente 60 a 65%.

Filhotes:Desconhecido.

Viveiros:Desconhecido.

Tamanho da anilha:08mm.

Fezes:Estão em uma fase entre líquidas e pastosas que esguicham a alguma distância e é esse um dos grandes motivos para não se tê-lo dentro de casa.

Para acessar as subespecies você precisa estar logado
Se você ainda não é cadastrado conosco
clique aqui e cadastre-se.

Nenhum comentário: